sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012





Lá em cima, na Gamboa


Bordados e muitos projetos na casa 180, da Rua do Jogo da Bola. O Grupo Bordado Carioca está instalado numa bela casinha no alto da Gamboa e faz planos para crescer. Bolsas bordadas com flores e pássaros, carteiras, capas de caderno e o que mais a imaginação liberar. Sylvia De Bones, Idla Marinho e Dora Ferraz estão juntas desde 2005, no trabalho de criar pequenos cenários, em belos tecidos, com linha, agulha e muita cor.

O grupo esteve no Fashion Business em janeiro, no Jockey Club, com suas bolsas e também lindos cordões trabalhados com miçangas, canutilhos, paetês. O Bordado Carioca foi convidado para o Fashion Business pelo Projeto Rio Solidário, do Governo do Estado, que apóia o artesanato fluminense.

Agora, além de bordar e produzir sem parar, o Bordado Carioca está dedicado a recuperar e decorar a casa – quer contar, em bordado e arte, a história do morro da Gamboa e da Rua do Jogo da Bola, que desemboca na Pedra do Sal. Sylvia conta que o nome da rua vem das bolas feitas pelos meninos com as meias que os portugueses jogavam fora por ali, lá no início do século XIX.

E como as antigas senhorinhas bordadeiras, Sylvia, Idla e Dora resgatam, com esmero, a arte de bordar para enfeitar objetos e colorir a vida.

Das coisas da Pedra do Sal, Gamboa e Morro da Conceição a gente fala depois, por que é muita história para contar...


Rua do Jogo da Bola – Gamboa
Subida pela Praça Mauá ou pela Rua Major Daemon, transversal à Rua do Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário