Amarelinho – certificado de carioca

Praça Floriano, 55? Não lhe diz nada? É o Amarelinho da Cinelândia, que recebe diariamente não só os trabalhadores no fim do expediente, mas gente que sai do Odeon, do Teatro Municipal e de qualquer lugar do Centro com o chope do restaurante na cabeça.Não é 100% carioca quem nunca pousou ali.
O Amarelinho é ponto de encontro e referência central na Cinelândia e, de suas cadeiras amarelas, se tem a visão de um dos conjuntos arquitetônicos mais bonitos da cidade. Para lá seguem os grupos depois de passeatas que atravessam a Avenida Rio Branco; lá, os integrantes dos blocos que desfilam no Centro fazem seu QG; de lá, muita gente ouve discursos inflamados ou boa música.
A casa foi fundada em 1921, então como Café Rivera. O nome que ficou veio depois, por conta da cor do prédio, diferente dos beges e cinzas ao redor. A casa é restaurante, bar, lanchonete, sorveteria, tudo ao mesmo tempo e agora. Não dá para enaltecer a cozinha, que não é lá grandes coisas. Mas para o chope no final do dia, com os petiscos corretos, é lugar ideal para ver passar a vida do Centro com seus personagens, e observar a beleza que é a Cinelândia.
Dá para indicar a codorna que é especialidade - marinada por três dias e recheada com bacon, pimentão, cebola e cenoura.
E quem quiser comemorar o final de ano por lá, o Amarelinho tem salão na sobreloja, para receber empresas e grupos festeiros.
Praça Floriano, 55 B
Estação do metro – Cinelândia
Nenhum comentário:
Postar um comentário