quarta-feira, 20 de junho de 2012





Teimosia da Imaginação




As bonecas de barro de Dona Izabel, lá de Santana do Araçuaí, Minas Gerais, já são bastante conhecidas. Noivas, mães que amamentam com o olhar adocicado, mulheres de barro com olhos de vida.  Getúlio tem seu atelier montado em Santa Tereza e quem frequenta o bairro certamente já viu uma de suas criações - bicho, gente, coisas, tudo feito com um pouco disso e daquilo – garrafas, tampinhas, fios, fiapos, pedaços de madeira.


Mas tem mais gente lá no Paço e mesmo a exposição pequenina é de emocionar. Tem os bonecos de barro de Manoel Galdino, já falecido, que surpreendem quem conhece o trabalho dos artesãos de Alto do Moura, em Caruaru.  Galdino viveu e aprendeu sua arte lá, na fonte de Mestre Vitalino.  Mas fez coisa muito diferente como o Lampião.


E Nilson Pinheiro,  pintor que vive em Cuiabá, pintando histórias da terra, registrou lá as mazelas e a esperança do homem. O texto pintado no cantinho da tela explica, à título de legenda faz a narrativa:  “eu tinha 8 cabeça de gado/ esta é a última vaca/ tinha 700 de galinha/ morreu ontem duas / tinha porco/ eu só tinha um / esta morto/minha casa está quemando/so salvou a mulhe e meu cão amigo/ mas vou confiri meu cartão da sportiva/que acho que já fis os 13 pontos/grasas a Deus”.


Bom demais.  


Antonio de Dedé , Alagoas,  Aurelino e Nilson Pimenta, da Bahia, Francisco Graciano do Ceará, Getúlio Damado, mineiro que mora no Rio de Janeiro, Izabel Mendes e Jadir João Egídio, de Minas Gerais, José Bezerra e Manoel Galdino, de Pernambuco, e Véio de Sergipe são os protagonistas de “Teimosia da Imaginação, dez artistas brasileiros”. 


Assista o vídeo para conhecer um tiquinho de cada um deles.  Arte do Brasil de emocionar.




Centro Cultural Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
15 de junho a 05 de agosto 
De terça a domingo, das 12h00 às 18h00
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário