
A trajetória dos irmãos Villas Bôas e a criação do Parque Nacional do Xingu estão ali no Odeon. Uma epopeia linda em terra brasilis. Xingu é um filme imprescindível para conhecer o trabalho fantástico de Orlando, Leonardo e Cláudio, que começa lá em 1945, mas também, e talvez principalmente, para pensar um pouco sobre esse povo, dono de fato dessa terra, mas usurpado e alvo de preconceitos e mitos.
Xingu é uma bela produção, com um orçamento de mais de 15 milhões de reais. A O2, leia-se Fernando Meirelles, recriou o universo dos Villas Bôas, que trabalharam para garantir a posse da terra para os índios, e todas as contradições do encontro da civilização com povos que viviam em total isolamento. Uma nova colonização? Quanto de bem e quanto de mal? . As questões éticas e ideológicas, ainda tão atuais, são talvez o veio mais profundo do filme.
O diretor Cao Hamburger já declarou a paixão pelo universo indígena provocada pelos meses no Mato Grosso e no Tocantins, junto com os índios. Você também vai se apaixonar. Felipe Camargo, Caio Blat e João Miguel revivem com alma os sertanistas que revelaram o Brasil na década de 40 e podem revelar de novo, agora, para você.
Odeon
Praça Floriano, 7
Estação do metro - Cinelândia
Nenhum comentário:
Postar um comentário