
No Museu da República, hoje e amanhã, celebrações de mulheres que abriram caminhos e veredas. O evento “Mulheres Luminosas” leva para o Palácio do Catete o documentário homônimo, de Pedro Pontez, palestras e exposição sobre a vida de quatro grandes artistas brasileiras. Mulheres que, na virada do século XIX para o século XX, fizeram música, esculpiram, pintaram e fizeram poesia, invadindo um universo dominado por homens.
Francisca Edwiges Neves Gonzaga , maestrina e compositora, Nicolina Vaz, escultura, Georgina de Albuquerque, pintora e Gilka da Costa de Melo Machado, poeta, quatro mulheres que, “somaram, algumas vezes à revelia dos “bons modos”, o olhar e os sentidos femininos à música, à poesia e às artes plásticas com a legitimidade não só da técnica perfeita, mas do raro talento e sensibilidade”, como está dito no texto de abertura da exposição.
Aproveite o dia de comemoração das grandes lutas femininas ao longo da história e faça um passeio ao Palácio do Catete. Lá você vai ver e ouvir o que mulheres iluminadas e luminosas têm para contar. A mediação, generosamente, foi deixada a cargo de um homem, que, no entanto, notoriamente expressa bem o lado feminino de sua alma – Hélio Eichbauer.
Hoje, às 17h, exibição do documentário “Mulheres Luminosas”, seguido da palestra “A vida feminina no Rio de Janeiro no fim do Século XIX”, com
Amanhã, 8 de março, exibição do documentário e palestra “Expressão Feminina”.
Veja mais em www.multiartebrasil.com.br
Museu da República
Rua do Catete, 153
Estação do metro mais próxima - Catete
Nenhum comentário:
Postar um comentário