Em meio às compras natalinas, comida árabe para pessoas sensíveis

Comida saborosa, perfumada pelos temperos que caracterizam a cozinha árabe, mas leve, leve. O que você leva quando sai do El Gebal é a memória, sempre saudosa, das kaftas, tabules, homus perfeito; leva na boca o gostinho do café e eventualmente um pacote com doces erosquinhas com crosta de gergelim para comer mais tarde. Os temperos marcantes não seguem com a gente, como costuma acontecer com as pessoas mais sensíveis e a marcante comida árabe.
A casa é um oásis nesses tempos de compras natalinas na SAARA. Os pacotes e bolsas enchem as cadeiras enquanto clientes de todas as idades se deliciam com a abobrinha grelhada com taratur, com repolhos recheados e todo o elenco dos clássicos árabes. Mas os docinhos, ah, os docinhos fazem os visitantes de primeira viagem perder a linha. Em versão mini, veem à numa seleção de encher os olhos.
O restaurante está ali na Buenos Aires desde 1958, e a administração já está na segunda geração da família. É um lugar tranquilo, onde todos parecem se conhecer e marcar encontros. Portanto, trate de lembrar que ainda há presentes a comprar, vá ao SAARA e almoce, com grande sossego no El Gebal. Não se esqueça do cafezinho final, um bálsamo.
Em homenagem ao El Gebal, Dona Cotia divide a receita do molho taratur, para servir com carnes e legumes grelhados:
Misture quatro colheres de sopa de tahine com suco de meio limão. Adicione um pouquito singelo de alho bem socadinho e pimenta síria. Está pronto. A quem adicione nozes e passe pelo processador. E fica também maravilhoso.
Rua Buenos Aires, 328.
Pertinho da Praça da República
Estação do metro mais próxima – Presidente Vargas
Nenhum comentário:
Postar um comentário